LÍNGUA PORTUGUESA
TRABALHANDO A MÚSICA : SOPA
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a
leitura, através da leitura de uma música;
Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido;
Ler oralmente com fluência e expressividade;
Reconhecer e criar rimas.
Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido;
Ler oralmente com fluência e expressividade;
Reconhecer e criar rimas.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
Apropriação da base alfabética;
Música: O que é que tem na sopa do neném?
Música: O que é que tem na sopa do neném?
Estratégias e recursos da aula
A proposta desta aula é trabalhar
a leitura e a interpretação oral, por meio de uma música. Neste caso a música “Sopa” sugerida pela coordenadora
Priscila.
1º Momento: ( DIA 27/07/2011)
Conversar com as crianças que irão trabalhar com a letra de uma música!
Sondar e explorar os conhecimentos que os alunos
têm sobre a música, para isso perguntar:
Quem conhece a música “Sopa”?
O que acham que uma música com este nome possivelmente irá tratar?
Quem conhece a música “Sopa”?
O que acham que uma música com este nome possivelmente irá tratar?
Cantar para eles o “O que é que tem na sopa do neném?” e ver se assim
alguém se lembra/conhece esta canção.
Ler a letra da música que será entregue xerocada para cada criança.
Enumerar os versos (total de 42).
2º Momento:
Separar as crianças em 6 grupos,
uma vez que a música possui 6 estrofes, entregar a letra da música impressa,
folhas de sulfite, giz de cera, lápis, borracha e pedir que representem as
estrofes com desenhos relacionados.
3º Momento:
Você pode colocar a música para tocar três vezes. Na primeira vez, as
crianças podem apenas escutar, já na segunda e terceira, elas poderão cantar e
acompanhar a letra.
Pergunte quais as impressões que cada um teve do texto. Você poderá
também propor aos alunos que respondam às perguntas que a música faz. Ao ler
estas perguntas questione os alunos se eles não acham que há perguntas
“absurdas”, como, por exemplo, “será que tem caminhão” e o porquê desta constar
na música.
Explorar com eles a construção de umas rimas. A
música trabalha bastante a rima. Para isso, pedir às crianças que circulem
todas as palavras que rimam, e cada aluno poderá dizer duas palavras do texto
que rimam.
Depois, continuar o trabalho com
rima, criando novas e “inventando” mais estrofes para a música, com as rimas
feitas!!
4º Momento:
Cruzadinha com os legumes da música sopa:
Texto lacunado(apenas uma estrofe)
Caça palavras
5º Momento:
Música tocada no violão (pela professora) e cantada pelos alunos.(opcional)
A percussão será feita utilizando o barulho emitido pelas partes do
corpo (ora pelas palmas, ora pelas batidas dos pés e estralos
|
FEIJÃO
AGRIÃO
FARINHA
BALINHA
MACARRÃO
CAMINHÃO
RABANETE
SORVETE
MANDIOCA
MINHOCA
JACARÉ
CHULÉ
ALHO PORÓ
SABÃO EM PÒ
REPOLHO
PIOLHO
CAQUI
JAVALI
PALMITO
PIRULITO
Nenhum comentário:
Postar um comentário