Páginas

domingo, 4 de dezembro de 2011

TRABALHANDO A MÚSICA "SOPA"


LÍNGUA PORTUGUESA

TRABALHANDO A MÚSICA : SOPA


O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura, através da leitura de uma música;
Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido;
Ler oralmente com fluência e expressividade;
Reconhecer e criar rimas.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Apropriação da base alfabética;
Música: O que é que tem na sopa do neném?
Estratégias e recursos da aula
 A proposta desta aula é trabalhar a leitura e a interpretação oral, por meio de uma música. Neste caso  a música “Sopa” sugerida pela coordenadora Priscila.
1º Momento: ( DIA 27/07/2011)
Conversar com as crianças que irão trabalhar com a letra de uma música!
Sondar e explorar os conhecimentos que os alunos têm sobre a música, para isso  perguntar:
Quem conhece a música “Sopa”?
O que acham que uma música com este nome possivelmente irá tratar?
Cantar para eles o “O que é que tem na sopa do neném?” e ver se assim alguém se lembra/conhece esta canção.
Ler a letra da música que será entregue xerocada para cada criança.
Enumerar os versos (total de 42).
2º Momento:

 Separar as crianças em 6 grupos, uma vez que a música possui 6 estrofes, entregar a letra da música impressa, folhas de sulfite, giz de cera, lápis, borracha e pedir que representem as estrofes com desenhos relacionados.

3º Momento:

Você pode colocar a música para tocar três vezes. Na primeira vez, as crianças podem apenas escutar, já na segunda e terceira, elas poderão cantar e acompanhar a letra.
Pergunte quais as impressões que cada um teve do texto. Você poderá também propor aos alunos que respondam às perguntas que a música faz. Ao ler estas perguntas questione os alunos se eles não acham que há perguntas “absurdas”, como, por exemplo, “será que tem caminhão” e o porquê desta constar na música.
Explorar com eles a construção de umas rimas. A música trabalha bastante a rima. Para isso, pedir às crianças que circulem todas as palavras que rimam, e cada aluno poderá dizer duas palavras do texto que rimam.
Depois,  continuar o trabalho com rima, criando novas e “inventando” mais estrofes para a música, com as rimas feitas!!
4º Momento:
Cruzadinha com os legumes da música sopa:
Texto lacunado(apenas uma estrofe)
Caça palavras
5º Momento:
Música tocada no violão (pela professora) e cantada pelos alunos.(opcional)
A percussão será feita utilizando o barulho emitido pelas partes do corpo (ora pelas palmas, ora pelas batidas dos pés e estralos

 PINTE O QUE  VOCÊ COLOCARIA   NA SOPA DO NENÉM:


O QUE  QUE  TEM  NA  SOPA  DO  NENÉM?

L

E
G
U
M
E
S

 
TOMATE
FEIJÃO
AGRIÃO
FARINHA
BALINHA
MACARRÃO
CAMINHÃO
RABANETE
SORVETE
MANDIOCA
MINHOCA
JACARÉ
 CHULÉ
ALHO PORÓ
SABÃO EM PÒ
REPOLHO
PIOLHO
CAQUI
JAVALI
PALMITO
PIRULITO

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário